Empate no fim

Por Gustavo Pereira

Na tarde deste sábado (12), o Brasil recebeu o Oeste, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e empatou por 1 a 1. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Diogo Oliveira abriu o placar cobrando pênalti. No entanto, aos 52 da etapa final, Marcus Vinícius deixou tudo igual. Com o empate, o Xavante chega aos 50 na competição. A equipe de Rogério Zimmermann volta a campo no próximo sábado (19), às 19h30, diante do CRB, no penúltimo jogo da temporada.

O jogo começou conforme o esperado. Como de costume, o time do Oeste não abdicava da saída de bola com passes curtos desde a própria área, e o Brasil respondeu marcando alto. Aos cinco minutos, Felipe Garcia interceptou passe na intermediária e acionou Diogo Oliveira, que invadiu a área rival e finalizou cruzado, mas o goleiro Felipe Alves defendeu.

Logo em seguida, aos nove, o Xavante foi recompensado pela postura inicial. Dentro da área, Washington ganhou a posse e deu um tapa na frente. Bruno Silva derrubou o volante e o árbitro apontou para a marca da cal: pênalti. Com a categoria habitual, Diogo Oliveira deslocou Felipe Alves, bateu rasteiro e abriu o placar: 1 a 0.

A bola na rede foi a única grande chance do Brasil na etapa inicial. Apesar disso, a equipe de Rogério Zimmermann conseguia controlar os ataques do Rubrão. Aos 35 minutos, Pedro Carmona emendou uma bonita bicicleta, mas Cirilo bloqueou. Depois, aos 39, Mike pegou sobra, arrematou de perna direita com muita força e só não empatou porque Eduardo Martini realizou grande intervenção, rente à trave.

No segundo tempo, poucas oportunidades, assim como na metade inicial. Aos 11 minutos, Jonatas Belusso desarmou o zagueiro do Oeste e lançou Washington. Frente a frente com o goleiro, o camisa 8 bateu de perna esquerda para fora. Em seguida, os paulistas tiveram boa falta frontal para cobrar, porém Pedro Carmona mandou por cima da meta.

Com 19 minutos no relógio, a muralha Xavante apareceu outra vez. Crysan dominou perto da área e desferiu uma pancada no alto. Bem colocado, Eduardo Martini espalmou. Se estava difícil penetrar na defesa do Brasil, restava ao Oeste tentar de longe. Aos 27, foi o que André Castrou fez, arrematando alto demais. Depois, aos 29, Marcus Vinícius recebeu em profundidade e tocou para fora, com bastante perigo.

Aos 32, Marcos Paraná, que havia ingressado no lugar de Diogo Oliveira, chutou de longe para defesa de Felipe Alves. Precisando somar pontos para fugir do rebaixamento à terceira divisão, os visitantes partiram para o ataque na reta final. Aos 35, Mike cabeceou de peixinho, a bola desviou em Teco e quase entrou. Na sequência, após cobrança de escanteio, Betinho desviou e por muito pouco não deixou tudo igual na Baixada.

Nos minutos derradeiros, o sistema defensivo vermelho e preto se mostrou forte para não ceder nenhuma chance clara de gol ao Oeste. De fora da área, aos 41, Léo Artur bem que tentou, mas encontrou um Eduardo Martini seguro debaixo das traves. Não demorou muito para Mike finalizar colocado, no ângulo. De novo, lá estava o camisa 1 tirando um novo milagre da cartola e mantendo a vantagem Xavante. Aos 52 minutos, porém, após cruzamento, Marcus Vinícius estava bem colocado para empurrar e empatar: 1 a 1. Atenções voltadas agora ao compromisso contra o CRB, no sábado (19), às 19h30, também na Baixada.

Ficha técnica:

Brasil: Eduardo Martini; Weldinho, Cirilo, Teco e Marlon; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia, Diogo Oliveira (Marcos Paraná) e Nem (Marcão); Jonatas Belusso (Nathan). Técnico: Rogério Zimmermann. 

Oeste: Felipe Alves; Francis (Wesley), Bruno Silva (Mike) e Betinho; André Castro, Rodolfo, Marquinho (Danielzinho) e Pedro Carmona; Crysan, Marcus Vinícius e Léo Artur. Técnico: Fernando Diniz.

Cartões amarelos: Leandro Leite (B) e André Castro (O).

Gols: Diogo Oliveira, aos 10min1T (B); Marcus Vinícius, aos 52min2T (O).

 

Brasil 1 x 1 Oeste – 36ª Rodada – Brasileiro Série B – Fotos Carlos Insaurriaga e Jonathan Silva

aimg_1089
aimg_1027
aimg_1101
aimg_1072
aimg_1054
aimg_0998
aimg_1123
aimg_1120
aimg_1176
aimg_1125
aimg_1173
aimg_1183
aimg_1192
aimg_1187
aimg_1256