PRÉ-JOGO: Passo Fundo x Brasil

Por Gustavo Pereira

Chegou a hora do Brasil definir o destino no Gauchão 2017. Na noite desta quarta-feira (29), a partir das 21h45, a equipe rubro-negra encara o Passo Fundo, no estádio Vermelhão da Serra, pela 11ª e última rodada da primeira fase do estadual.

O Xavante é 9º colocado e soma 10 pontos. O cenário de possibilidades é grande e se relaciona a resultados paralelos – todos os outros jogos da rodada acontecem simultaneamente. Em caso de vitória no Planalto Médio, o time de Rogério Zimmermann se classifica aos mata-matas se:

– o confronto entre Juventude x São José, no Alfredo Jaconi, terminar empatado;
– o São José vencer o Juventude;
– o Juventude vencer o São José e o Brasil passar o Zequinha no saldo de gols (neste caso, um triunfo por 1 a 0 ou 2 a 1 contra o Passo Fundo precisaria ser combinado com uma vitória do Juventude por dois gols ou mais de diferença; se o Xavante ganhar por dois ou mais gols, bastaria uma vitória simples do Juventude).

Se empatar ou perder, o Brasil fica sem chances de classificação. Neste cenário, passaria a existir possibilidade de rebaixamento e o Xavante teria que torcer para que São Paulo e Ypiranga não vençam suas partidas (enfrentam Grêmio e Caxias, respectivamente – ambos em casa). Se qualquer um dos dois não vencer, o Brasil está livre da queda – a não ser que perca por 5 a 0 para o Passo Fundo e o São Paulo empate com o Grêmio.

Anderson Daronco, auxiliado por Élio Nepomuceno de Andrade Jr e Gustavo Marin Schier. Quarto árbitro: Éder Davi Zanella.

Os rubro-negros que estiveram no Norte do estado compram ingressos por 30 reais para a decisão contra o Passo Fundo.

27 jogos:
– 12 vitórias do Brasil
– 13 vitórias do Passo Fundo
– 2 empates

3 de abril de 2016, pelo Campeonato Gaúcho, no estádio Bento Freitas: Brasil 1×0 Passo Fundo, gol Xavante marcado por Ramon.