Empate em casa

Por Gustavo Pereira

O primeiro jogo em casa do Brasil na Série B do Campeonato Brasileiro 2017 terminou com empate. Na noite desta terça (16), pela segunda rodada da competição, a equipe Xavante ficou no 1 a 1 com o Londrina, no estádio Bento Freitas. Na etapa inicial, Rodrigo Silva abriu o placar. No segundo tempo, Jonatas Belusso igualou para os paranaenses.

Com o resultado, o rubro-negro soma o primeiro ponto na Série B, assim como o Londrina. O próximo compromisso do time de Rogério Zimmermann está marcado para às 21h30 de sexta-feira (26), contra o Goiás, fora de casa.

Com a bola rolando, antes do cronômetro completar a primeira volta, Bruno Lopes já mostrava o ímpeto ofensivo rubro-negro. O camisa 7 pegou sobra e arrematou por cima da meta de Zé Carlos. Em seguida, aos três, uma chance clara. Wender levantou da direita, Rodrigo Silva tentou duas vezes e, na segunda, bateu de perna esquerda para fora, levando muito perigo aos paranaenses.

Após a pressão nos primeiros instantes feita pelo Brasil, o jogo se equilibrou. Aos 18 minutos, o LEC chegou pela primeira vez, em chute de fora da área desferido pelo lateral-direito Lucas Ramon, que assustou Eduardo Martini. Como resposta, foi o lateral-esquerdo Xavante quem protagonizou o lance: Marlon mandou de longe e o goleiro defendeu firme.

Depois, aos 29, Wender puxou contra-ataque muito rápido e achou Elias na intermediária. O recém-chegado conduziu pelo centro e finalizou perto da trave. Três minutos mais tarde, o gol vermelho e preto nasceu. Quando Rafinha tentava dominar na área, o volante Ícaro interrompeu a jogada com a mão: pênalti. Na cobrança, com a calma que um bom centroavante precisa ter, Rodrigo Silva deslocou Zé Carlos, mandou no canto por baixo e abriu o placar: 1 a 0.

Antes da ida aos vestiários, Bruno Lopes quase ampliou após cruzamento de Marlon, e João Afonso viu uma batida rasteira passar perto da trave visitante. No último lance, o Londrina quase empatou em lance no qual Elton Martins saiu na cara de Martini e chutou para fora.

Já na etapa final, o Brasil quase ampliou logo aos quatro minutos. Pela esquerda, Marlon cruzou rasteiro e Elias chegou batendo de primeira. O goleiro espalmou e Wender mandou no rebote por cima. Em seguida, aos sete, o Londrina deixou tudo igual no placar. Jonatas Belusso recebeu na área e finalizou. A bola desviou e ultrapassou a linha mesmo com o esforço de Marlon para evitar o gol: 1 a 1.

O time Xavante não se abalou e logo após o empate, seguiu em cima. Aos 10, Marlon bateu cruzado e Bruno Lopes esticou o pé para desviar, jogando por cima. No lance posterior, João Afonso soltou uma pancada de longe e o goleiro Zé Carlos defendeu em dois tempos. E, no contragolpe visitante, Artur tocou na saída de Martini mas João Afonso salvou o gol. Antes do fim, uma cabeçada de Rodrigo Silva e um chute prensado de Elias em confusão na área também mereceram destaque. Apesar das tentativas rubro-negras, o 1 a 1 se manteve no marcador até o apito final.

Ficha técnica: 

Brasil: Eduardo Martini; Wender, Leandro Camilo, Evaldo e Marlon; Leandro Leite, João Afonso (Itaqui), Bruno Lopes (Wagner), Rafinha (Marcinho) e Elias; Rodrigo Silva. Técnico: Rogério Zimmermann.

Londrina: Zé Carlos; Lucas Ramon, Silvio (Luizão), Matheus e Igor Miranda; Ícaro, Jardel e Celsinho (Rafael Gava); Artur, Jonatas Belusso e Elton Martins (Safira). Técnico: Claudio Tencati.

Gols: Rodrigo Silva, aos 35min1T (B), e Jonatas Belusso, aos 7min2T (L).

Cartões amarelos: Wagner (B); Ícaro e Safira (L).

 

Brasil 1 x 1 Londrina – 2ª Rodada – Brasileiro Série B – Fotos Carlos Insaurriaga e Jonathan Silva

172.71.254.203 geb06