Sem ponto na conta

Por Gustavo Pereira

O Brasil não conseguiu somar pontos na noite desta sexta-feira (14). Em jogo válido pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a equipe rubro-negra foi superada por 2 a 1 pelo Figueirense, no estádio Bento Freitas. Os gols da partida foram todos marcados no primeiro tempo. Robinho abriu o marcador a favor dos visitantes, antes de Marcinho empatar. Em seguida, Henan decretou a vitória do time catarinense.

Com o resultado, o Xavante permanece com 17 pontos na Série B, momentaneamente no 12º lugar – antes da conclusão da rodada, que acontece neste sábado. O próximo compromisso dos comandados de Rogério Zimmermann está marcado para às 19h15 de terça-feira (18), diante do Paraná, no estádio Durival Brito, em Curitiba.

O primeiro tempo foi bastante movimentado na Baixada. E aos nove minutos os visitantes foram eficientes para abrir o placar. Em contragolpe rápido, Robinho deslocou Marcelo Pitol e fez 1 a 0. O Brasil não se abalou com a desvantagem no marcador e manteve as ações equilibradas. Aos 21 minutos, Marcinho deixou Marquinhos na saudade e invadiu a área. Por um detalhe, ele não chegou antes do goleiro Saulo, que defendeu no chão.

Logo na sequência, aos 27, Marcinho não perdoou. A jogada foi muito bem tramada pelo ataque vermelho e preto. Primeiro, Wagner tabelou com Breno – com direito a devolução de calcanhar – e o lateral-esquerdo cruzou. Na segunda trave, Rafinha escorou de cabeça para o meio, e a defesa alvinegra tirou quase em cima da linha. Atento e sozinho, Marcinho teve apenas o trabalho de tocar no cantinho para empatar: 1 a 1.

Antes da ida aos vestiários, no entanto, o Brasil acabou ficando atrás outra vez. Após cobrança de lateral, o atacante Henan acertou um chute de rara felicidade de fora da área, no ângulo, e colocou o Figueirense na frente de novo: 2 a 1. A equipe Xavante ainda buscou nova igualdade. Primeiro, Breno arriscou de longe e a redonda saiu à esquerda de Saulo. Mais tarde, já nos acréscimos, aos 46 minutos, Leandro Camilo cabeceou forte e o zagueiro Ferreira evitou o tento, sobre a linha fatal.

No segundo tempo, o número de oportunidades de gol cresceu para o lado rubro-negro. Porém, quem ameaçou primeiro foram os catarinenses, que, aos cinco minutos, estiveram perto de marcar em finalização cruzada de Robinho. O Brasil respondeu dois minutos depois, quando Itaqui cruzou na área e Leandro Camilo testou com perigo. Aos 16, o zagueiro Leandro Almeida, do Figueirense, fez falta forte em Lincom e recebeu cartão vermelho.

Com um jogador a mais, o time Xavante partiu na busca do empate. Aos 30, Marcinho mandou com força para o meio e Saulo espalmou. Em seguida, Wagner acionou Rafinha e a batida do camisa 10 mais uma vez parou no goleiro adversário. Na reta final de partida, Rogério Zimmermann promoveu a reestreia de William Ribeiro pelo rubro-negro, tirando Ednei. Em seguida, Gustavo Papa entrou na vaga de Wagner.

Nos minutos derradeiros, muita tensão e lances decididos por detalhes. Detalhes estes que definiram o resultado do confronto no Bento Freitas. Aos 40, Walterson concluiu e a bola tirou tinta da trave de Marcelo Pitol. Com 46 no relógio, Itaqui cobrou falta, Evaldo desviou de cabeça e por muito, mas muito pouco, não igualou. Aí, aos 49, a última grande oportunidade. Marcinho saiu sozinho na cara de Saulo e mandou por cima. A bola parecia não querer entrar, e não entrou. A Série B já retorna na próxima terça (18), com duelo em Curitiba diante do Paraná.

Ficha técnica:

Brasil: Marcelo Pitol; Ednei (William Ribeiro), Leandro Camilo, Evaldo e Breno; Itaqui, João Afonso, Wagner (Gustavo Papa), Rafinha e Marcinho; Lincom. Técnico: Rogério Zimmermann.

Figueirense: Saulo; Ferreira, Marquinhos e Leandro Almeida; Dudu Vieira, Matheus Pereira, Patrick e Iago (Julinho); Índio (Walterson), Henan (Bruno Santos) e Robinho. Técnico: Marcelo Cabo.

Gols: Marcinho, aos 28min1T (B); Robinho, aos 9min1T, e Henan, aos 30min1T (F).

Cartões amarelos: Lincom, Wagner, João Afonso e William Ribeiro (B); Ferreira, Leandro Almeida, Matheus Pereira e Walterson (F).

Cartão vermelho: Leandro Almeida (F).

Brasil 1 x 2 Figueirense – 14ª Rodada – Brasileiro Série B – Fotos Carlos Insaurriaga e Jonathan Silva

172.70.34.204 geb01