Reconhecimento merecido

Por Gustavo Pereira

A reunião do Conselho Deliberativo do Grêmio Esportivo Brasil foi bem diferente na noite desta quinta-feira (26). A pauta não era comum. No Salão de Honra do estádio Bento Freitas, um evento rememorou os 40 anos do histórico Seletivo de 1977, com a presença de boa parte dos atletas rubro-negros da época.

Em 9 de outubro de 77, na Baixada, com gol de Tadeu Silva, o Xavante venceu o Pelotas por 1 a 0, no último dos três clássicos Bra-Pel. Quem levasse a melhor representaria a cidade no Campeonato Brasileiro do ano seguinte. Foi ali que começou a história vermelha e preta nas competições ao redor do país – história essa que segue firme até hoje.

Em nome do Brasil, estiveram presentes os conselheiros Claudio Andrea, presidente da época, e atual presidente do Conselho Deliberativo, Elzaide Lahm e Rogério Moreira. Presidente Ricardo Fonseca, os vices Eduardo Fagundes, Selmar dos Santos Pintado, Giovani Alcântara e Nilton Roberto Pinheiro. E ainda, diversos sócios e torcedores Xavantes que lotaram o Salão de Honra do Bento Freitas.

Homenagem 40 anos do título do Seletivo 1977 – Fotos Carlos Insaurriaga e Edu Pesce

172.70.39.156 geb03