Com direito a taça e classificação

Por Jonathan Silva

Mais um passo histórico foi dado na Baixada. Sob os aplausos e apoio incansável da Maior e Mais Fiel, que, como sempre, deu show nas arquibancadas, o Brasil venceu o São Luiz por 2 a 1, na noite desta quinta (22), no Bento Freitas, garantiu a classificação às semi finais do Gauchão e ainda recebeu a taça da Copa Centenária da FGF. Calyson e Valdemir marcaram os gols rubro-negros. Agora, o time do técnico Clemer – que tem a vantagem de jogar em casa a decisão – enfrentará  São José. O primeiro jogo é no domingo (25), no Passo D’areia, em Porto Alegre. A volta é na quarta (28), no estádio Bento Freitas.

O Caldeirão rugiu. Quando a Maior e Mais Fiel lota o estádio, sem dúvidas o Brasil tem mais do que onze em campo, e nesta quinta, não foi diferente. O Brasil começou pressionando e mostrando que a classificação ficaria na Baixada. Logo no minuto inicial, após cobrança de escanteio, Sousa cabeceou e Paulo defendeu. Aos 6, Calyson aproveitou bola na área e empurrou para a rede. O impedimento do camisa 7 Xavante anulou seu gol, mas era uma prova de que logo ele balançaria as redes. Aos 22,  Calyson arriscou e Paulo evitou o gol.

Luiz Eduardo, aos 29, recebeu passe de Alisson Farias e bateu cruzado com muito perigo. Mas aos 38, as redes balançaram. Contra-ataque rápido, Mossoró acha Alisson Farias que bate, Paulo desvia e ela fica para Calyson empurrar para o fundo do gol. Brasil 1 a 0 e festa no Bento Freitas.

Na etapa final, o Brasil garantia a classificação, controlando a bola, criando e contando com Marcelo Pitol. Aos 22, em duas oportunidades com Gustavo Xuxa e Mikael, Pitol fechou a meta e evitou o gol do São Luiz. Se lá não entrava, aqui entra. Valdemir, aos 28, recebeu passe de Alisson Farias, ajeitou e bateu de esquerda, no ângulo de Paulo. Um golaço. Brasil 2 a 0.

Aos 38, Rudiero descontou para o São Luiz e o gol teve um efeito na Maior e Mais Fiel: incendiou ainda mais. Sem parar de cantar, a torcida Xavante conduziu, junto ao time, a classificação às semifinais. Quando o relógio chegou aos 54 minutos da etapa final, Anderson Daronco apitou o fim do jogo e a festa se formou.

Classificado às semifinais, o Brasil ainda levantou a taça Copa Centenária conquistada no primeiro turno e entregue neste jogo. Agora, o Brasil segue sua bonita campanha no Gauchão. O time do técnico Clemer enfrentará o São José na semifinal. O primeiro jogo é em Porto Alegre, no domingo (25), no estádio Passo D’Areia, já a decisão fica para o Bento Freitas, na quarta (28). Avançando, o decidirá o Gauchão 2018 também no Bento Freitas, garantia dada pela sua pontuação.

Ficha técnica:

Brasil: Marcelo Pitol, Éder Sciola, Leandro Camilo, Heverton, Artur, Leandro Leite, Sousa (Ednei), Mossoró (Valdemir), Calyson, Alisson Farias e Luiz Eduardo (Leo Bahia). Técnico: Clemer

São Luiz: Paulo, Maicon, Tairone, Thalheimer, Márcio Goiano, Rudiero, Mikael, Karl (Sabiá), Hugo Sanches (Djalminha), Éder (Gustavo Xuxa) e Michel. Técnico: Paulo Marques

 Gols: Calyson, aos 38min1T, e Valdemir, aos 28min2T (B); Rudiero, aos 38min2T (S)

 Cartões Amarelos: Leandro Leite (B); Tairone (S)

Brasil 2 x 1 São Luiz – Quartas de Final (Volta) – Gauchão 2018 – Fotos Jonathan Silva

IMG_9132
IMG_9148
IMG_9140
IMG_9141
IMG_9090
IMG_9160
IMG_9196
IMG_9337
IMG_9277
IMG_9176
IMG_9274
IMG_9466
IMG_9481
IMG_9538
IMG_9614
IMG_9568
IMG_9578
IMG_9526
IMG_9667