Garantido, classificado e motivado

Por Jonathan Silva

Mais uma vez, o livro que conta a história rubro-negro ganhará um capítulo especial. Jogando em um Bento Freitas pintado de festa, ansiedade e muito apoio por parte da Maior e Mais Fiel, o Brasil venceu o Passo Fundo por 1 a 0 e conquistou dois objetivos de uma única vez: está garantido no Gauchão 2017 e classificado às quartas de final do certame estadual. Ramon, aos 15 minutos do primeiro tempo, marcou o gol Xavante. O adversário da fase quente do Gauchão é o Grêmio, na Arena, com data ainda não confirmada.

Diogo Oliveira deu passe milimétrico para o gol do Ramon. Foto: Carlos Insaurriaga
Diogo Oliveira deu passe milimétrico para o gol do Ramon. Foto: Carlos Insaurriaga

Antes de Francisco Silva Neto, o árbitro da partida, trilar seu apito e autorizar o pontapé inicial para a partida entre Brasil e Passo Fundo, a Maior e Mais Fiel era um misto de ansiedade e esperança. E o sorriso no rosto começou a aparecer ao 2 minutos, quando Diogo Oliveira chutou com força e Matheus mandou para escanteio. Aos 15 minutos, porém, o Maestro rubro-negro deu um passe magistral para Ramon. O atacante invadiu a área, driblou o goleiro adversário e fez a bola beijar as malhas do Bento Freitas. Brasil 1 a 0.

Ramon, aos 26, recebeu outro lindo passe, desta vez de Marcos Paraná. Frente a frente com Matheus, o camisa 9 bateu firme e viu o goleiro adversário fazer uma grande defesa. Aos 44, Ramon retribuiu o passe para Marcos Paraná, que bateu com força por cima do gol de Matheus.

Na segunda etapa, Diogo Oliveira, aos 9, bateu rasteiro – de fora da área – para defesa de Matheus. Aos 26, em contra ataque rápido, Márcio Hahn tocou para Nathan acionar Marcos Paraná, que chutou e  Matheus voltou a fazer boa defesa. Dois minutos depois foi Márcio Hahn quem chutou de fora e o goleiro adversário defendeu. No último lance de perigo da partida, Diogo Oliveira arrancou a dribles e viu o goleiro do Passo Fundo evitar o segundo gol Xavante.

Torcida Xavante lotou o Bento Freitas, e empurrou a equipe para a classificação. Foto: Carlos Insaurriaga
Torcida Xavante lotou o Bento Freitas, e empurrou a equipe para a classificação. Foto: Carlos Insaurriaga

Francisco Silva Neto deixou o jogo seguir até os 53 minutos da etapa final, quando soou seu apito e viu uma torcida apaixonada cair em festa. O Brasil está garantido na elite do futebol gaúcho e mais: está nas quartas de final do Gauchão.

Classificado em oitavo lugar, o Brasil enfrentará o Grêmio, melhor time da primeira fase, na Arena, em data a ser confirmada pela Federação Gaúcha de Futebol.

Ficha técnica:

Brasil: Eduardo Martini, Weldinho, Cirilo, Leandro Camilo, Brock, Leandro Leite, Galiardo (Márcio Hahn), Washington, Diogo Oliveira, Marcos Paraná (Gustavo Papa) e Ramon (Nathan). Técnico: Rogério Zimmermann.

Passo Fundo: Matheus, Tiago, Léo Kanu, Gustavo, Alisson, Rudiero, Faísca, Canhoto (João Vitor), Nata, Jean Silva e Hyantony (Branquinho). Técnico: Paulo Porto.

Gol: Ramon 15min1T.

Cartões Amarelos: Brock, Washington e Marcos Paraná (B); Alisson (PF).

Cartão Vermelho: Alisson e Amaral (PF).