Peleando entre os grandes

Por Jonathan Silva

O Brasil foi ao Rio de Janeiro com uma missão pra lá de difícil: vencer o Fluminense ou conquistar o empate, desde que o time carioca tivesse mais cartões vermelhos e amarelos. Nenhum dos dois foi possível, porém, o que se viu foi um time grandioso dentro do campo. Jogando de igual para igual com o tradicional tricolor carioca, o rubro-negro empatou em 1 a 1 e se despediu da Primeira Liga com a mesma pontuação dos cariocas, porém, sendo eliminado no critério de desempate, ou seja, por ter um cartão vermelho a mais que o Flu.

Bem organizado dentro das quatro linhas, o Brasil chegou ao gol logo aos 20 minutos iniciais. Bruno Lopes foi lançado e tentou encobrir o goleiro Diego Cavalieri. A bola desviou na zaga e quase entrou. Na cobrança do escanteio, porém, a rede foi balançada. Bola cruzada para a área, Rodrigo Silva disputou com a zaga e ela sobrou pra pancada de esquerda de Juninho. Brasil 1 a 0.

O Brasil seguiu tendo chances na primeira etapa. Aos 43, Rodrigo Silva aproveitou lançamento de Eduardo Martini, entrou na área a dribles e chutou no ângulo esquerdo de Diego Cavalieri que fez boa defesa. Aos 46, Juninho, em contra-ataque rápido, deixou dois marcadores para trás e, de longe, mandou uma bomba pro gol. A bola passou tirando tinta da trave direita do goleiro carioca.

Na etapa final, porém, o gol do Fluminense que decretou o empate na partida. Aos 6, Danielzinho aproveitou cruzamento e cabeceou para o gol. Dois minutos depois, Bruno Lopes deu um lindo drible entre as pernas do marcador, invadiu a área e cruzou para Rodrigo Silva. Antes do centroavante empurrar para o gol, a zaga tricolor conseguiu mandar para escanteio. Aos 16, Rodrigo Silva repetiu Bruno Lopes, deu um toque entre as pernas do marcador. O centroavante partiria livre em direção ao gol, sozinho, mas o zagueiro tricolor deu um carrinho sobre a bola, nas pernas do atacante rubro-negro. O árbitro da partida, porém, apenas deu cartão amarelo ao tricolor.  Na cobrança da falta, Itaqui bateu com força, rasteiro e quase marcou o segundo gol Xavante.

Éder, aos 24, acionou Marcinho. O jovem atacante entrou na área em velocidade e a dribles e cruzou para boa defesa de Diego Cavalieri. Marcinho, aos 31, deu um grande passe para Éder Sciola, que invadiu a área e cruzou para Rodrigo Silva se jogar na bola e balançar as redes. Porém, o árbitro anulou o gol assinalando impedimento do camisa 9 rubro-negro.

O Brasil seguiu arriscando. Aos 37,  Aloísio arriscou de fora da área, a bola desviou na zaga e por detalhe não encontrou o gol de Diego Cavalieri. Aos 47, Rodrigo Silva entrou na área a dribles e bateu, mas a zaga tricolor conseguiu mandar para escanteio.

O time do técnico Rogério Zimmermann se despede da Primeira Liga com orgulho de estar entre os grandes do país e brigar fortemente. O Inter, já classificado no grupo, terminou em primeiro com nove pontos. Fluminense e Brasil terminaram igual em número de pontos, quatro, em vitórias, saldo de gols, gols marcados e gols sofridos. O desempate a favor dos cariocas se deu no critério disciplinar. O Brasil levou um cartão vermelho, contra nenhum do tricolor e, com isso, não avançou na Copa da Primeira Liga.

Agora, as atenções serão todas para a Série B do Campeonato Brasileiro, quando o Brasil estreará no próximo dia 12 de maio, em Campinas, diante do Guarani.

Ficha técnica:

Brasil: Eduardo Martini, Éder Sciola, Evaldo, Teco, Marlon (Itaqui), Leandro Leite, João Afonso, Nem, Juninho (Marcinho), Bruno Lopes (Aloísio) e Rodrigo Silva. Técnico: Rogério Zimmermann.

Fluminense: Diego Cavalieri, Renato, Reginaldo, Nogueira, Marcos Calazans, Luis Fernando, Marquinho, Danielzinho (Pierre), Marcos Júnior (Matheus Alessandro), Lucas Fernandes (Maranhão) e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga. 

Gols: Juninho, aos 20min1T (B); Danielzinho, aos 6min2T (F).

Cartões Amarelos: Teco, Leandro Leite e Bruno Lopes (B); Renato, Nogueira, Luis Fernando, Marquinho e Maranhão (F).

 

Fluminense 1 x 1 Brasil – 3ª Rodada – Copa da Primeira Liga 2017

172.70.130.212 geb01