Pra lotar o Caldeirão

Por Jonathan Silva
A noite deste domingo (25) foi de escrever mais um capítulo da história Xavante no Gauchão 2018. Jogando em Porto Alegre, o Brasil viu a Maior e Mais Fiel promover uma verdadeira invasão no Passo D’Areia e empatou em 1 a 1 com o São José. Heverton marcou o gol rubro-negro. O jogo decisivo, valendo vaga na grande decisão do Gauchão, é quarta (28), às 19h, no Bento Freitas. Sem dúvidas, a torcida Xavante será protagonista, apoiando os atletas em busca da decisão do título estadual, 63 anos depois.
Com a bola rolando, ou tentando em virtude do gramado sintético do Passo D’Areia que apresenta condições ruins, o Brasil tentou minimizar o adversário, que faz do fator local ponto forte da equipe, principalmente pela adaptação ao tipo de solo. Aos 6, Robério bateu falta e Fábio defendeu. Mossoró arriscou dois minutos depois e a bola saiu por cima do gol.
Aos 19, Marcelo Pitol faz boa defesa e evita o gol de Kelvin. A resposta Xavante veio no minuto seguinte, com Calyson em chute pra fora. Aos 45, o árbitro Roger Goulart deu pênalti para o São José. Duelo de goleiros. Fábio do Zequinha bateu e abriu o placar.
Na etapa final, Valdemir, aos 10 avançou pela direita, invadiu a área e bateu por cima. Aos 11 e aos 13, Marcelo Pitol fez duas grandes defesas. Aos 39, Alisson Farias fez linda jogada passou por três e se preparou parar marcar quando foi derrubado. O árbitro Roger Goulart ignorou a penalidade máxima para o Brasil.
Porém, aos 45, o Passo D’Areia virou o Bento Freitas. Ednei cobrou falta, a defesa cortou mal e a bola sobrou pra Heverton. Na frente de Fábio, o zagueiro teve calma e desviou para o fundo do gol. Tudo igual, 1 a 1.
O resultado da o Brasil a vantagem do empate sem gols em Pelotas. O segundo jogo da semifinal é na quarta (28), às 19h, no estádio Bento Freitas. Em busca da final do Gauchão depois de 63 anos, o Brasil conta com o Caldeirão lotado e a Maior e Mais Fiel sendo o 12º jogador.
Ficha técnica:
Brasil: Marcelo Pitol, Éder Sciola (Ednei), Leandro Camilo, Heverton, Artur, Leandro Leite, Valdemir, Mossoró (Lourency), Calyson, Alisson Farias e Robério (Léo Bahia). Técnico: Clemer
São José: Fábio, Márcio Lima, Bruno Jesus, Everton Alemão, Dudu Mandai, Tiago Pedra, Felipe Guedes, Clayton, Mateusinho, Márcio Jonatan (Rafael Porcellis) e Kelvin (Vagner). Técnico: Rafael Jacques
Gols: Heverton, aos 45min2T (B); Fábio, aos 47min1T (S)
Cartões Amarelos: Valdemir e Alisson Farias (B); Felipe Guedes (S)

São José 1 x 1 Brasil – Semifinal (Ida) – Gauchão 2018 – Fotos Jonathan Silva

aIMG_0245
aIMG_0267
aIMG_0274
aIMG_0207
aIMG_0196
aIMG_0240
aIMG_0288
aIMG_0402
aIMG_0379