Domingo de sol, Baixada e vitória

Por Jonathan Silva

Foi um domingo com todos os ingredientes que o Xavante gosta. Teve calor, reencontro com os amigos, um churrasquinho na Princesa Isabel, estreia Xavante na Baixada e o principal: arrancar com três pontos no Gauchão 2023. Na tarde deste domingo (22), o Brasil venceu o Aimoré, por 1 a 0, no estádio Bento Freitas. O gol foi marcado pelo atacante Rone, logo no começo da partida. O próximo adversário é o Grêmio, na Arena, na quarta (25), às 21h30.

O Brasil começou arrasador. Nem mesmo o calor, que fazia os termômetros apontarem mais de 35 graus, foi capaz de parar o time rubro-negro em campo e a Maior e Mais Fiel na arquibancada. Logo aos 4 minutos, Rone roubou a bola do lateral do Aimoré, entrou na área e tocou, com a perna esquerda, para o fundo do gol. Os torcedores que mal tinham entrado na Baixada, nem tinham escolhido seus lugares e já estavam comemorando o primeiro gol Xavante no Campeonato Gaúcho 2023.

Quatro minutos depois, Chicão arriscou de fora da área e a bola levou perigo ao gol de William. Aos 10, Luis Gustavo tocou por cima para Rone. O atacante dominou e chutou rasteiro para boa defesa do goleiro do Aimoré. Aos 18, foi Luis Gustavo quem arriscou de longe e viu a bola sair ao lado do gol. Da Silva, aos 33, recebeu a bola de Rone e arriscou por cima do gol.

O mesmo Da Silva protagonizou um lance polêmico aos 35 minutos da primeira etapa. A zaga do Aimoré e o goleiro William se atrapalharam e a bola ia sobrando para o atacante rubro-negro sozinho com o gol. Os jogadores reclamaram de toque na mão dos atletas do time de São Leopoldo. Aos 46, foi a vez do Aimoré chegar com perigo e Pitol faz grande defesa. No minuto seguinte, depois de cobrança de escanteio, bate e rebate na área, ela sobra para Milani chutar dentro da pequena área e o goleiro rubro-negro fazer um milagre.

Maior e Mais Fiel marcou presença na Baixada em um domingo de muito calor em Pelotas. Foto: Italo Santos/GEB

A etapa final não teve a mesma intensidade da etapa inicial. Mas reservou momentos que fizeram a Maior e Mais Fiel celebrar a tarde especial de domingo. Aos 19, Afonso foi a linha de fundo e cruzou na cabeça de Da Silva. O centroavante cabeceou, mas a bola saiu pelo lado.

Aos 42, depois de escanteio para o Aimoré, o Aimoré tentou o empate mas parou em Marcelo Pitol. Aos 49, Rennan Siqueira rolou para Luiz Felipe que, da entrada da área, cortou o marcador e mandou por cima. No último lance, aos 53 minutos, bola cruzada para a área do Brasil e Yan tentou de bicicleta, mas parou em grande defesa de Pitol.

Com o resultado, o Brasil arranca a sua trajetória no Gauchão com os três primeiros pontos. Na segunda colocação da tabela, viaja para Porto Alegre e, na próxima quarta (25), às 21h30, na Arena, enfrenta a equipe do Grêmio.

Rogério Zimmermann comandou o Brasil em mais uma estreia com vitória em estaduais. Foto: Italo Santos/GEB

Brasil: Marcelo Pitol, Luis Gustavo (Jonathan Bocão), João Marcus, Rafael Dumas, Rennan Siqueira, Chicão, Germano (Luiz Felipe), Guilherme Nunes (Afonso), Rafael (Marcio Jonatan), Rone e Da Silva. Técnico: Rogério Zimmermann
Aimoré: William, Ramon, Milani, Rafael Klein, Higor, Fábio (Yan), Mardley, Bruno Ferreira (Vitor Prado), Choco (Velasco), Bravo (Dedé) e Wesley Pacheco. Técnico: Edinho Rosa

Gol: Rone, aos 4min1T (Brasil)

 

172.69.6.138 geb05