Três pontos na Serra

Por Jonathan Silva

O Brasil subiu até Bento Gonçalves para buscar mais três pontos. Jogando no Estádio Montanha dos Vinhedos, na tarde desse domingo (29), o time do técnico Rogério Zimmermann bateu o Esportivo por 1 a 0, com gol de Marcio Jonatan, de pênalti, no final da partida. É a segunda vitória rubro-negra em três partidas do Campeonato Gaúcho. O próximo desafio é em casa, no Bento Freitas, na quarta (1), às 21h30, contra o Caxias.

Foi um primeiro tempo intenso, de bola rolando, mas de poucas chances de gol e perigo. Brasil e Esportivo protagonizaram 45 minutos de aplicação tática em campo. O Brasil teve duas oportunidades já na parte final do tempo inicial. Aos 30, depois de escanteio, a bola passou pro toda área e sobrou para Germano que cruzou de novo e João Marcus cabeceou nas mão de Copetti. Já aos 37, Da Silva aplicou um lindo lençol no marcador e ia entrando livre na área quando foi desarmado por outro zagueiro do time da casa. Primeiro tempo sem ninguém balançar as redes na Montanha dos Vinhedos.

Foto: Enio Bianchetti

A etapa final se desenrolou com um cenário parecido: muito equilíbrio. Só que o Brasil tinha um propósito: voltar com três pontos de Bento.

Aos 14 minutos da etapa final, Márcio Lima foi desviar a bola e mandou ela pra trás, deixando nos pés de Da Silva. O centroavante do Brasil invadiu a área e bateu cruzado, mas Jean conseguiu evitar que a bola chegasse no gol. Três minutos depois, boa troca de passes e Chicão cruzou a bola rasteira na área. Copetti se esticou todo pra defender. Aos 38, o mesmo goleiro do Esportivo fez um milagre para evitar o gol de João Marcus, que tentou dentro da área.

O jogo ia se encaminhando para o final, mas com o Brasil ainda na busca do gol. E ele veio. Aos 42, depois de troca de passes do time de Rogerio Zimmermann, Amaral achou Victor Jesus na área. O atacante dominou, girou e tentou driblar o marcador. Mas ele foi derrubado na área. Pênalti para o Brasil. Márcio Jonatan foi para a cobrança, botou a bola no canto direito de Copetti e fez a rede balançar na Montanha dos Vinhedos. Flechada para o alto na comemoração, Brasil 1 a 0.

Com o resultado, o Brasil chegou ao sexto ponto ganho em três rodadas e volta a vice-liderança do Campeonato Gaúcho 2023. Agora, na próxima rodada, retorna ao Bento Freitas para enfrentar o Caxias, na quarta (1), às 21h30.

Ficha técnica:

Brasil: Marcelo, Jonathan Bocão (Amaral), João Marcus, Rafael Dumas, Rennan Siqueira, Chicão, Germano (Afonso), Guilherme Nunes, Rafael Souza (Victor Jesus), Márcio Jonatan e Da Silva (Luiz Felipe). Técnico: Rogerio Zimmermann
Esportivo: Copetti, Marcio (Lessa), Tairone, Jean, Roger, Prill (Andre Oliveira), Thiaguinho (Guilherme), Fabricio, Cris Magno (Agrella), Germano (Roger Bastos) e Flavio Torres.

Técnico: Carlos Moraes

Gol: Marcio Jonatan, aos 43min2T (B)

172.70.130.87 geb02