Permanência garantida

Por Jonathan Silva

A semana Xavante não poderia ter sido de melhor forma. Depois de ter se classificado na Copa do Brasil, o rubro-negro agora alcançou um importante objetivo no Gauchão: a permanência na elite do futebol do Rio Grande do Sul. Vencendo diversas dificuldades, o time do técnico Rogério Zimmermann carimba mais uma meta de 2023. E ela veio na Baixada, diante da Maior e Mais Fiel, na vitória por 1 a 0 contra o São Luiz. A última rodada da primeira fase do Estadual será contra o Juventude, no sábado (11), em Caxias do Sul. Mas antes, na próxima terça (7), às 20h, o Brasil volta a campo pela Copa do Brasil, na Baixada, contra a Ponte Preta, buscando a vaga na terceira fase da competição nacional.

O Brasil fez uma jornada pra lá de longa. Depois de ter atravessado o país e jogado em Barra do Corda, no Maranhão, os comandados de Rogério Zimmermann mal tinham conseguido se readaptar a Pelotas e já estavam se fardando e entrando em campo. Já aos 9, Da Silva aproveita bobeira da zaga do São Luiz e conclui por cima do gol. Aos 28 minutos da primeira etapa, Patrick fez a alegria da Maior e Mais Fiel. Da Silva fez o pivô, dentro da área, e achou Patrick. Ele dominou, ajeitou e bateu com firmeza para o fundo gol. Brasil 1 a 0. Marcio Jonatan, aos 37, recebe passe de Rennan Siqueira e tenta finalização, mas a bola sai pra fora.

 

Na etapa final, Patrick, aos 2, tenta ampliar o marcador, mas Pablo fica com a bola. Aos 10, novamente Patrick tentou o segundo gol, e novamente Pablo conseguiu evitar. Wellington, aos 19, recebe passe de Luiz Felipe e a conclusão para na marcação do São Luiz. No minuto seguinte, Luis Gustavo achou Da Silva na área que cabeceou sem sucesso. Aos 30, Germano na primeira tentativa e Chicão na segunda, buscaram marcar e a bola saiu pra fora. Wellington, aos 42, obrigou Pablo a fazer uma grande defesa. Aos 49, Ederson achou Paulinho Santos que finalizou para tentar o empate e parou no paredão Marcelo Pitol. Fim de jogo na Baixada, vitória rubro-negra.

O Brasil, mesmo diante das dificuldades, consegue colocar mais um objetivo na aba de concluídos. O resultado levou o time Xavante aos 13 pontos no Gauchão e, com isso, na sexta colocação, garante a permanência no Campeonato Estadual. Agora, a última rodada do Estadual será em Caxias do Sul, no próximo sábado (11), contra o Juventude. Antes, a Baixada voltará a ficar cheia de apoio e empolgação da Maior e Mais Fiel. Na terça (7), às 20h, o Brasil vai enfrentar a Ponte Preta, na busca pela vaga na terceira fase da Copa do Brasil.

Ficha técnica

Brasil: Marcelo Pitol; Luís Gustavo, João Marcus, Rafael Dumas e Rennan Siqueira, Amaral (Chicão), Guilherme Nunes, Patrick (Wellington), Luiz Felipe (Germano) e Márcio Jonatan (Victor Jesus) e Da Silva. Técnico: Rogério Zimmermann.

São Luiz: Pablo, Lucas Evangelista (Moisés), Wesley, Ricardo Thalheimer, Mácio Goiano, David Cunha, Paulinho Santos, Ricardo Liell (William Amorim), Lennon (Negueba), Jarro Pedroso (Pedro Lico) e Édipo (Éderson). Técnico: Fabiano Daitx.

Gols: Patrick, aos 28min1T (B).

172.71.254.64 geb05