Ponto na Raça

Por Julia Wasieleski

Raça é a palavra que define a partida de hoje. O estádio Walter Ribeiro ficou pequeno para o time rubro-negro. Pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o ponto conquistado fora de casa com o empate de 1 a 1, contra o São Bento, segue mantendo o Brasil fora da zona de rebaixamento. O gol Xavante foi marcado pelo zagueiro Leandro Camilo. O sentimento é de expectativa e o gosto é de vitória. O tempo é curto para respirar até a próxima partida, que será na terça (14), em casa, contra o Avaí.

Nos primeiros minutos o jogo começou a esquentar e o rubro-negro sentiu a pressão do adversário. Aos 8 minutos, o time paulista abriu o placar. Marcelo Cordeiro cobrou escanteio e o jogador Ewerton Páscoa marcou de cabeça. O Xavante reagiu, e aos 10 minutos Pereira cobrou falta perigosa, que passou raspando pelos dedos do goleiro. Na busca pelo gol, aos 15, Valdemir deu um bonito chute, mas a bola quicou e o goleiro defendeu. E aos 26, Thiago Cametá cruzou a bola, Valdemir finalizou bem, mas a bola se perdeu na linha de fundo.

Marcelo Pitol teve grande atuação e salvou o Brasil no empate diante do São Bento. Foto: Jesus Vicente/ECSB
Marcelo Pitol teve grande atuação e salvou o Brasil no empate diante do São Bento. Foto: Jesus Vicente/ECSB

A chance da bola entrar quase aconteceu aos 37. O árbitro autorizou e a cobrança de escanteio de Pereira caiu no lateral Éder Sciola, que entrou em baixo da trave e a bola foi para fora. No fim do primeiro tempo, aos 42, o jogador paulista Diogo Oliveira chutou forte, mas o goleiro Pitol bem colocado defendeu.

Os jogadores voltaram confiantes para o segundo tempo e a atuação de Marcelo Pitol foi destaque na partida. Aos 10 minutos, Diogo Oliveira finalizou o lance, mas o goleiro rubro-negro fez uma defesa espetacular. Ainda na tentativa do segundo gol, aos 11, Dudu Vieira bateu para o gol e Pitol fez milagre, no rebote Ricardo Bueno chutou forte e Sciola salvou o Brasil. Em busca do empate, aos 16, Éder Sciola mandou pra área e o Léo Bahia cabeceou na trave.

Aos 21, o passe de calcanhar do Léo Bahia tinha grandes chances, mas o bandeirinha marcou impedimento. Aos 35, Pitol garantiu que a bola não entrasse com uma linda defesa. E o gás que o time precisava veio aos 39 minutos da etapa final, os donos da casa recuaram e o Brasil foi pra cima. Camilo mandou rasteiro com o pé direito direto, para o fundo do gol e garantiu o empate fora de casa.

O time se prepara agora para receber dois jogos em sequência no Bento Freitas, e é a oportunidade de somar os pontos para se distanciar de vez da zona de rebaixamento. O Xavante encara o Avaí na terça (14), às 19h15, no estádio Bento Freitas. E para jogar com o empenho e somar os pontos na tabela, é necessário contar com o apoio do 12º jogador: a torcida Xavante.

Ficha técnica:

Brasil: Marcelo Pitol, Éder Sciola, Leandro Camilo, Rafael Dumas, Tiago Cametá, Leandro Leite, Itaqui, Valdemir (Maicon Assis), Pereira (Mossoró), Lourency e Luiz Eduardo (Léo Bahia). Técnico Gilmar Dal Pozzo.

São Bento: Rodrigo Viana, Tony (Lucas Farias), Ewerton Páscoa, Anderson Salles, Marcelo Cordeiro, Fábio Bahia, Dudu Vieira, Diogo Oliveira, Branquinho (Roni), Ricardo Bueno (Ronaldo) e Cléo Silva. Técnico Marquinhos Santos.

Gols: Leandro Camilo, 39min2T (B); Ewerton Páscoa, 8min1T (SB).

Cartões amarelos: Luiz Eduardo, Rafael Dumas, Itaqui e Mossoró (B); Diogo Oliveira e Ewerton Páscoa (SB).

172.70.130.54 geb01