Ponto somado em Florianópolis

Por Carlos Insaurriaga

Três dias depois de empatar com o Paysandu no Bento Freitas, o Brasil viajou 700 km e entrou em campo novamente. No estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, os comandados do técnico Gilmar Dal Pozzo empataram em 1 a 1 com o Figueirense, e conquistaram mais um importante ponto fora de casa na Série B. O gol Xavante foi marcado pelo volante Zé Augusto, no finalzinho da primeira etapa. Sem tempo para descansar e treinar, o rubro-negro volta às quatros linhas já na segunda (27), às 20h, na Baixada, quando enfrenta o Coritiba. O apoio da Maior e Mais Fiel é imprescindível para a equipe buscar a vitória.

A partida começou bastante disputada. Muita chuva caiu na Ilha da Magia durante toda a sexta, o que deixou o campo bastante alagado. Mas o Brasil não quis saber da condição do gramado e foi para o ataque. Aos 5 minutos, Pereira cobrou escanteio com efeito, obrigado o goleiro Denis a se espichar todo e salvar os donos da casa. A resposta do Figueirense veio aos 17, quando João Paulo cobrou falta para a área, Felipe Amorim pegou de primeira e mandou na rede pelo lado de fora.

Aos 20, Pereira assustou de novo. Em cobrança de falta, o camisa 10 cobrou forte, a bola subiu e quase surpreendeu o goleiro Denis, que mandou para escanteio. E aos 39, depois de tanto insistir, o rubro-negro chegou ao gol. Alex Ruan levantou a bola para a área, Nirley subiu mais alto que todo mundo e cabeceou no travessão. No rebote, Zé Augusto chutou forte para o fundo da rede. Brasil 1 a 0.

Mas não deu muito tempo para comemorar. Dois minutos depois, aos 41, o Figueirense chegou ao empate. Jogada pela esquerda, Gustavo Ferrareis cruzou para Felipe Amorim chutar de primeira, sem chances para Marcelo Pitol. E no último lance da primeira etapa, Lourency teve duas chances para marcar, mas o goleiro adversário conseguiu salvar o gol.

No segundo tempo, o Furacão saiu para o ataque. Aos 16 minutos, João Paulo cobrou falta direta e Pitol fez a defesa. Aos 24, Elton recebe na entrada da área, gira e chuta. Marcelo Pitol de novo faz grande defesa, no rebote André Luis chuta mal.

O Brasil quase desempatou a partida aos 34. Pereira cobrou falta frontal, a bola saiu tirando tinta da trave. No finalzinho do jogo, Pitol apareceu de novo. Aos 48, André Luis recebeu na entrada da área, avançou e tentou deslocar o goleiro Xavante, que fez linda defesa, salvando o empate para o Brasil.

Agora, o Brasil entra em campo novamente já na segunda (27), às 20h, no Bento Freitas, para enfrentar o Coritiba. E o apoio da Maior e Mais Fiel é imprescindível para a equipe buscar a vitória.

Ficha técnica:

Brasil: Marcelo Pitol, Rafael Vitor, Nirley, Heverton, Tiago Cametá, Zé Augusto, Gilson, Pereira (Valdemir), Alex Ruan, Lourency (Michel) e Léo Bahia (Welinton Júnior). Técnico Gilmar Dal Pozzo.

Figueirense: Denis, Matheus Ribeiro (Maikon Leite), Nogueira, Eduardo, João Paulo, Zé Antônio, Pereira (Betinho), Ferrareis (André Luis), Juninho, Felipe Amorim e Elton. Técnico Milton Cruz.

Gols: Zé Augusto, 39min1T (B); Felipe Amorim, 41min1T (F).

Cartões amarelos: Heverton, Alex Ruan e Léo Bahia (B); Nogueira e Pereira (F).

172.69.58.184 geb05