Objetivo alcançado

Por Matheus Cabistany

Respire aliviado, torcedor Xavante! Passou o sufoco. Não há mais “fantasmas”. Com a vitória por 1 a 0 diante do Boa Esporte na noite desta sexta (9), em Varginha, o Brasil não tem mais chances de rebaixamento. A quinta vitória rubro-negra longe de seus domínios veio novamente com a marca de Welinton Júnior, que marcou aos 15 minutos da etapa inicial.

A partida valia muito para o Brasil. Uma vitória teria o significado de missão cumprida. Do outro lado, uma equipe que já entrou em campo matematicamente rebaixada, mas nada disposta a facilitar a vida dos rubro-negros. Com pouco a perder, os mineiros não abdicaram de partir para o ataque. Mas foi o Xavante quem inaugurou o placar. Aos 15 minutos, Itaqui recuperou a bola no campo de defesa e deu um belo lançamento para Welinton Júnior. Em velocidade, o camisa 8 deu um chapéu no goleiro e tocou de cabeça para o fundo das redes, marcando mais um belo gol na competição.

Com o 1 a 0 no placar, os espaços apareceram, e o Brasil passou a dominar o confronto. Vivendo grande momento com a camisa Xavante, Welinton Júnior quase ampliou, aos 18 minutos, mas parou no goleiro Igor Rayan. Aos 36, Wallace Pernambucano finalizou na trave, e Itaqui, em condição legal, aproveitou o rebote para marcar o segundo, mas o árbitro anulou o tento de maneira equivocada.

Para a etapa complementar, o Brasil precisaria apenas manter a vantagem para assegurar a permanência na Série B com duas rodadas de antecedência. O Boa perseguiu o gol de empate, acertando uma bola no poste e obrigando Pitol a fazer importantes intervenções. O Xavante teve a chance de ampliar o marcador com Lourency, aos 35 minutos, mas Igor fez boa defesa.

Ao final dos quatro minutos de acréscimo dados pelo árbitro, o objetivo traçado fora alcançado. Com muita luta e uma crescente decisiva na reta final, o rubro-negro chegou aos 46 pontos na competição e garantiu presença na Série B do próximo ano. Ainda dentro de campo, muita vibração por parte do grupo de atletas e da comissão técnica. O sentimento, nas palavras do capitão Leandro Leite após o término do jogo, é de dever cumprido.

Aliviados, os Xavantes podem projetar um 2019 cheio de grandes partidas em três competições de alto nível: Gauchão, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série B. Mas antes, o Brasil volta a campo no sábado (17) para o último encontro do ano com o seu torcedor. Os comandados de Rogério Zimmermann recebem o Guarani, às 17h, no Estádio Bento Freitas. A Maior e Mais Fiel já está convocada a comparecer e empurrar o grupo de atletas para mais uma vitória.

Ficha técnica:

Brasil: Marcelo Pitol, Éder Sciola, Leandro Camilo, Heverton, Alex Ruan, Leandro Leite, Itaqui, Welinton Júnior (Léo Bahia), Diego Miranda (Sousa), Lourency e Wallace Pernambucano (Michel). Técnico Rogério Zimmermann.

Boa Esporte: Igor Rayan, Djavan, Caíque, Luan, Alyson, Cloves (Aldo), Thallyson (Gabriel Arantes), Machado (Daniel Cruz), Bruno Tubarão, Kaio Cristian e William Barbio. Técnico Tuca Guimarães.

Gol: Welinton Júnior, 15min1ºT (B).

Cartões amarelos: Heverton e Itaqui (B); Caíque (BE).

172.70.131.97 geb04