Até 2019, Baixada!

Por Matheus Cabistany

A chuva que caiu sobre Pelotas na tarde deste sábado (17) não impediu mais de três mil Xavantes de empurrar a equipe pela última vez neste ano no Bento Freitas. Com o objetivo já atingido na competição, o Brasil empatou em 1 a 1 com o Guarani, chegando ao quarto jogo de invencibilidade. O gol rubro-negro foi marcado pelo meia Diego Miranda, aos 16 minutos da etapa inicial.

Com a permanência na Série B para o próximo ano assegurada, o Brasil recebeu um adversário que também pouco tinha a disputar nas últimas rodadas da competição. Assim, as equipes entraram no gramado molhado do Bento Freitas dispostas a buscar a correr riscos para buscar a vitória.

Nos 20 primeiros minutos, um gol para cada lado. Aos 16, Diego Miranda aproveitou rebote para, de fora da área, arriscar de perna direita e inaugurar o marcador. Mas o Brasil sofreu o gol de empate três minutos depois. Rafael Longuine recebeu ótimo passe e bateu na saída de Pitol: 1 a 1.

Na segunda metade da primeira etapa, o Brasil criou duas oportunidades para tirar o empate do marcador, mas parou no goleiro Agenor. Na primeira, aos 26, Itaqui cobrou falta colocada, mas o arqueiro caiu bem para espalmar. Aos 29, Alex Ruan tabelou com Wallace Pernambucano e bateu forte da entrada da área, mas o goleiro bugrino, bem colocado, fez a defesa.

Os comandados de Rogério Zimmermann queriam entregar uma vitória ao torcedor que encarou o mau tempo para dar um “até breve” ao grupo responsável pela arrancada na reta final do campeonato. E o Xavante teve oportunidades claras no segundo tempo para tirar o empate do placar, mas não conseguiu aproveitá-las.

Na situação mais clara de gol, aos 24 minutos, Welinton Júnior fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. Michel, que havia entrado no lugar de Wallace Pernambucano, sozinho na pequena área, desperdiçou uma chance que não costuma perder. O camisa 19 ainda teve outra oportunidade já no final da partida. Itaqui levantou a bola para a área e o centroavante cabeceou de costas por cima do gol.

Após o término do jogo, o clima era de reciprocidade entre o grupo de jogadores, comissão técnica e a Maior e Mais Fiel. A permanência na Série B com duas rodadas de antecedência coroou um bom ano que começou com uma final de Campeonato Gaúcho. Antes de entrar em férias, o Brasil volta a campo no próximo sábado (24), às 17h, quando enfrenta o Goiás no estádio Serra Dourada.

Ficha técnica:

Brasil: Marcelo Pitol, Éder Sciola, Leandro Camilo, Heverton, Alex Ruan, Leandro Leite, Itaqui, Welinton Júnior, Diego Miranda, Lourency (Kaio) e Wallace Pernambucano (Michel). Técnico Rogério Zimmermann.

Guarani: Agenor, Kevin, Philipe Maia, Fabrício, Romário, Willian Oliveira, Ricardinho, Denner (Felipe Rodrigues), Rafael Longuine, Erik (Mateusinho) e Poveda (Marcão). Técnico Marco Antônio.

Gols: Diego Miranda, 16min1ºT (B); Rafael Longuine, 19min1ºT (G).

Cartões amarelos: Éder Sciola e Léo Bahia (B); Willian Oliveira (G).

Brasil 1 x 1 Guarani – 37ª Rodada – Brasileirão Série B 2018 – Fotos Carlos Insaurriaga

172.70.131.216 geb03