Com chave de ouro

Por Matheus Cabistany

Nada como uma grande vitória para encerrar a temporada. Na tarde deste sábado (24), o Brasil visitou o Goiás pela última rodada Série B e deixou seu carimbo na festa dos goianos pelo acesso à Série A, conquistado na última rodada. Ao contrário do que o clima festivo pré e pós-jogo sugeria, o clima da partida foi quente, com direito a dez cartões amarelos e duas expulsões. O meia Diego Miranda marcou logo aos 21 segundos o gol que garantiu os três pontos ao Xavante.

A história recente do Brasil é repleta de partidas com casa cheia em palcos tradicionais do futebol nacional. Hoje, mais uma delas. Embora sem o caráter decisivo de outras ocasiões, o clima de festa no Serra Dourada contagiou os jogadores de ambas as equipes, que trataram com seriedade a partida mesmo com os seus objetivos já alcançados na competição.

A partida não poderia começar melhor para o Xavante. Logo na saída de bola, Alex Ruan lançou Wallace Pernambucano na ponta esquerda da grande área. O camisa 9 foi ao fundo e cruzou para Diego Miranda completar para o gol quando o relógio marcava apenas 21 segundos de jogo. Cinco minutos depois, Welinton Júnior finalizou de canhota e quase ampliou, mas parou no goleiro Tiago Cardoso.

Após um começo de domínio total do Brasil, os goianos conseguiram equilibrar a partida. Aos 16 minutos, Marcelo Pitol voou para fazer uma linda defesa em finalização de Alex Silva. A bola ainda tocou no travessão antes de sair. O goleiro Xavante fez outra importante intervenção no último lance de perigo da primeira etapa, em chute de fora da área de Giovanni. Dez minutos antes, o Brasil havia perdido Alex Ruan, que recebeu o segundo cartão amarelo.

O Brasil teria o desafio de segurar o resultado durante todo o segundo tempo com um jogador a menos, mas o Goiás perdeu a vantagem numérica aos 17, quando o zagueiro David foi expulso. O alviverde até pressionou nos quinze primeiros minutos, mas não foi suficiente para devolver a igualdade ao marcador.

Com a expulsão, o Xavante cresceu na partida e voltou a equilibrar as ações. Lourency quase ampliou o placar em duas oportunidades, aos 21 e 27 minutos, mas falhou na conclusão. Na defesa, Pitol manteve a ótima atuação para garantir a vitória. Nem os exagerados sete minutos de acréscimos tiraram dos comandados de Rogério Zimmermann o sexto triunfo fora de casa na despedida da competição.

A vitória fecha com chave de ouro uma temporada positiva para os rubro-negros. No ano, o Brasil voltou a uma decisão de Campeonato Gaúcho, garantiu seu retorno à Copa do Brasil na próxima temporada e conquistou a permanência na Série B com direito a uma belíssima arrancada na reta final da competição. O Brasil encerra o campeonato na 11ª colocação, com 50 pontos. A próxima partida oficial será na estreia do Gauchão 2019, diante do Caxias, no estádio Bento Freitas. Até lá, Xavantada!

Ficha técnica:

Brasil: Marcelo Pitol, Éder Sciola, Leandro Camilo, Heverton, Alex Ruan, Leandro Leite, Rafael Gava (Sousa), Welinton Júnior (Toty), Diego Miranda, Lourency e Wallace Pernambucano (Bruno Collaço). Técnico Rogério Zimmermann.

Goiás: Tiago Cardoso, Alex Silva, Victor Ramos, David, Ernandes, Gilberto (Edcarlos), João Afonso (Jefferson), Giovanni, Rafinha (Robinho), Michael e Lucão. Técnico Ney Franco.

Gol: Diego Miranda, 21seg1ºT (B).

Cartões amarelos: Alex Ruan, Leandro Leite, Marcelo Pitol, Sousa e Welinton Júnior (B); Alex Silva, David, Giovanni, Gilberto e Victor Ramos (G).

Cartões vermelhos: Alex Ruan (B) e David (G).

172.69.6.170 geb05