É CAMPEÃO!

Por Matheus Cabistany

A base vem forte. O Sub 19 Xavante conquistou, na tarde deste sábado (8), o título da Copa Federação Gaúcha de Futebol. Com ótima presença da Maior e Mais Fiel no estádio Nicolau Fico, o Brasil empatou com o Oriente, de Canoas, em 1 a 1. O placar deu o título ao rubro-negro, já que havia vencido a partida de ida, fora de casa, por 3 a 0. O gol do Brasil foi uma pintura do centroavante Fabrício, aos 15 minutos do primeiro tempo.

Entrando em campo com uma vantagem confortável construída no jogo de ida, o Brasil sofreu um susto logo no começo da partida. No primeiro lance de ataque, a equipe canoense abriu o marcador com Xandy. O resultado ainda dava o título à equipe Xavante, que podia perder por até dois gols de diferença para erguer o troféu.

Os comandados do técnico Alison da Silva souberam assimilar o gol sofrido logo na arrancada e, com tranquilidade, passaram a impor o seu ritmo e comandar as ações da partida. O gol de empate não tardou a vir. E foi um golaço. Fabrício, que já havia marcado duas vezes no primeiro jogo da final, brilhou novamente. O camisa 9 acertou um belo chute de fora da área, sem chances para o goleiro, aos 15 minutos de partida.

Com 4 a 1 no placar agregado, o Xavante jogou com inteligência, buscando correr poucos riscos para confirmar o título. Ainda assim, foi o rubro-negro que teve as melhores oportunidades de desempatar a partida, com boas jogadas em profundidade, principalmente dos inspirados Cristian e Fabrício. O ímpeto da garotada Xavante não foi suficiente para tirar o 1 a 1 do placar, mas nem precisou.

O empate deu o título ao Brasil, coroando a equipe que mais pontuou no somatório de todas as fases da competição. A vitoriosa trajetória rubro-negra no campeonato teve o seu estopim quando o capitão Igor ergueu a taça, com direito a muita comemoração dos atletas com os torcedores que foram até o Fragata prestigiar a base Xavante. Avante, gurizada!

Escalação do Brasil: João Augusto, Leonardo, Jacone, Eduardo, Noé, Pedro (Samuel), Igor,
Kleyber, Otávio (Rafael), Cristian e Fabrício. Técnico Alison da Silva.

 

Final Copa FGF Sub 19 – Fotos: Julia Wasieleski

172.71.255.6 geb07