Classificação histórica

Por Carlos Insaurriaga

E o Xavante fez história! Jogando em Tubarão, Santa Catarina, o rubro-negro enfrentou os donos da casa, no estádio Domingos Gonzalez, pela primeira fase da Copa do Brasil 209 e empatou em zero a zero. Como o Brasil tinha a vantagem do empate, pela melhor colocação no ranking da CBF, a equipe comandada pelo técnico interino Gustavo Papa avançou para a segunda fase da competição, fato inédito na história do clube. O adversário da próxima etapa será o Avaí, no estádio da Ressacada, ainda sem data definida.

A partida começou bastante agitada. Os donos da casa, por terem a necessidade da vitória, começaram no ataque, mas sem levar perigo à meta defendida por Carlos Eduardo. A primeira grande chance de gol foi do Brasil. Aos 20 minutos, em cobrança de escanteio, Bruno Aguiar cabeceou forte, livre de marcação, a bola explodiu na trave. No rebote, o capitão Leandro Leite não conseguiu a melhor posição para o chute e acabou perdendo o gol.

A resposta do Tubarão veio apenas aos 41, quando Romarinho cobrou falta para a área, a bola desviou na marcação do rubro-negro e saiu pela linha de fundo, passando perto da trave do Brasil.

O segundo tempo começou eletrizante. Logo aos 3 minutos, o atacante Luiz Eduardo perdeu grande chance de marcar o gol Xavante. Após lançamento para o ataque, o camisa 9 avançou sozinho pela intermediária e na entrada da área chutou para fora. O Tubarão igualou o perigo aos 11, quando Edno cruzou para o meio da área, Romarinho cabeceou fraco e o goleiro Carlos Eduardo defendeu firme.

Aos 14 minutos, Diogo Oliveira arriscou chute forte da meia lua da grande área, mas a bola caprichosamente saiu tirando tinta do ângulo do Tubarão.

Nos minutos finais, os donos da casa partiram para o abafa. Aos 35, Edno cabeceou para o gol e Leandro Camilo, atento, tirou a bola de cima da linha, evitando o gol do Tubarão.

Com o resultado de zero a zero, o Xavante avançou para a segunda fase da Copa do Brasil, devido à vantagem do empate. O adversário da próxima etapa será o Avaí, no estádio da Ressacada, ainda sem data definida.

Ficha técnica:

Brasil: Carlos Eduardo, Ricardo Luz, Leandro Camilo, Bruno Aguiar, Pará, Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira (Sousa), Douglas Baggio (Bruno Santos), Daniel Cruz (Fabrício) e Luiz Eduardo. Técnico Gustavo Papa.

Tubarão: Belliato, Cleiton, Jaílton, Daniel Pereira, Nikolas, Liel, Guilherme Amorim, Romarinho (Daniel Costa), Ermel (Batista), Fio (Vinícius Baiano) e Edno. Técnico Beto Almeida.

Cartões amarelos: Carlos Eduardo, Ricardo Luz, Bruno Aguiar, Leandro Leite, Douglas Baggio e Luiz Eduardo (B); Jaílton e Daniel Pereira (T).

Tubarão 0 x 0 Brasil – 1ª Fase – Copa do Brasil 2019 – Fotos Jonathan Silva

172.70.131.70 geb03