Vitória redentora

Por Jonathan Silva

Oitava rodada. Fora de casa. Adversário entre os quatro primeiros. A história poderia ser facilmente escrita antes do jogo? Não quando quem está em campo é um Brasil guerreiro. Jogando em Porto Alegre, no estádio Passo D’Areia, o rubro-negro venceu o São José, de virada, por 3 a 1, conheceu sua primeira vitória no Gauchão e deixou a zona de rebaixamento da competição. Uma terça-feira para deixar qualquer Xavante orgulhoso. O próximo adversário do time no estadual é o São Luiz, no Bento Freitas, na busca pela ascensão na tabela. Mas antes, o Brasil viaja até Florianópolis, onde enfrentará o Avaí, na quinta (7), pela segunda fase da Copa do Brasil.

A bola rolou no gramado sintético do Passo D’Areia sob olhares esperançosos da Maior e Mais Fiel, presente como sempre. Mas aos 5 minutos, Tiago Pará recebeu passe e tocou na saída de Carlos Eduardo. 1 a 0 para o time da casa. Nem isso foi suficiente para esfriar os ânimos da torcida Xavante, que empurrou o time das arquibancadas, em uma sintonia que é infalível. Aos 27, a bola foi cruzada na área e Branquinho se esticou todo, desviou a bola, mas viu ela subir e passar sobre o gol de Fábio. O melhor estava por vir na etapa final.

O segundo tempo começou com Dudu Mandai arriscando de fora da área e Carlos Eduardo fazendo grande defesa. Aos 4, o grito de gol ecoou nas arquibancadas do Passo D’Areia. Diogo Oliveira deu um passe espetacular para Branquinho, que foi ao fundo e tocou na saída de Fábio. Tudo igual em Porto Alegre. Aos 11, foi a vez de Michel receber cruzamento e desviar por cima do gol. Aos 14, mais uma vez as redes do São José balançaram. E de novo com Branquinho. Ele arriscou de fora da área, a bola desviou e foi morrer no fundo do gol. Euforia da Maior e Mais Fiel. O Brasil virou o jogo de forma heroica.

Carlos Eduardo, ao 19, espalmou outra tentativa do São José, que arriscou com Matheusinho. Dez minutos depois, outra defesa sensacional do goleiro Xavante, em tentativa de Dudu Mandai. Mas aos 37 minutos, Pará cruzou milimetricamente na cabeça de Michel. O centroavante cabeceou certeiro para o gol. 3 a 1 Brasil e o Passo D’Areia virou o Bento Freitas. A Maior e Mais Fiel, que empurrou todo jogo, respirou aliviada, cantou fervorosamente e cravou: hoje, sim! Hoje é dia de vencer. E vencemos.

Ainda deu tempo, nos minutos finais, de Diogo Oliveira bater falta com perigo e Fábio fazer boa defesa. Quando o árbitro apitou o fim da partida, o grito finalmente pode ser dado. O Brasil venceu e segue firme, trabalhando, para alcançar lugares mais altos na competição. Um passo importante foi dado.

A vitória deu o sétimo ponto ao Brasil no Gauchão, que agora ocupa a décima colocação, fora da zona de rebaixamento do Estadual. O próximo adversário é o São Luiz, no Bento Freitas. Mas antes, em Florianópolis, na quinta (7), o time do técnico Gustavo Papa enfrenta o Avaí, pela segunda fase da Copa do Brasil.

Ficha técnica:

Brasil: Carlos Eduardo, Ricardo Luz, Leandro Camilo, Nirley, Pará, Leandro Leite, Sousa, Diogo Oliveira, Daniel Cruz (Helder), Branquinho (Bruno Paulo) e Michel (Velicka). Técnico: Gutavo Papa.

São José: Fábio, Márcio Lima, Everton Alemão, Wagner, Dudu Mandai, Tássio, Crystopher (Gonzalo), Rafael Tavares, Matheusinho, Tiago Pará (Wandinho) e Márcio Jonatan (Éverton Junior). Técnico: Rafael Jacques.

Gols: Branquinho, aos 4min e 14min2T, Michel, aos 37min2T (B); Tiago Pará, aos 5min1T (SJ).

Cartões Amarelos: Leandro Camilo, Sousa, Ricardo Luz e Nirley (B); Everton Alemão (SJ).

São José 1 x 3 Brasil – 8ª Rodada – Gauchão 2019 – Fotos Carlos Insaurriaga e Jonathan Silva

172.70.131.118 geb03