Reforço além das quatro linhas

Por Carlos Insaurriaga

No futebol atual, o trabalho dos profissionais que atuam fora do campo é cada vez mais fundamental para o rendimento de uma equipe. Pensando assim, o Brasil se reforça também nos bastidores. O analista de desempenho Enory Martins passa a integrar a comissão técnica rubro-negra, e trabalhar diretamente com o analista do clube Marcos Zambiasi.

Enory é formado no curso de Análise de Desempenho da CBF Academy, na primeira turma, em 2016, e ainda na FCB Universitas, em 2018, capacitação na Universidade do Futebol, em 2017, e formação de Elite, em scouting e análise de desempenho, na Quest, em 2014. Trabalhou na função no Figueirense, de 2013 até 2020, criando o departamento de análise do clube e fazendo a supervisão também nas categorias de base. Foi convocado pela CBF, como analista de desempenho das seleções Sub-15 e Sub-16. Última esta em 3 oportunidades, para disputa do Torneio de Desenvolvimento da Uefa, na Inglaterra, e o Mundial da categoria, em Montaigu/França.

Enory Martins vai atuar na análise de desempenho do Xavante. Foto: Carlos Insaurriaga
Enory Martins vai atuar na análise de desempenho do Xavante. Foto: Carlos Insaurriaga

No Xavante, Enory vai atuar na análise do adversário em todos os aspectos, além da análise da própria equipe rubro-negra, seja em treinamentos e em jogos, além da prospecção e avaliação de atletas para futuras contratações, tudo em conjunto com do Marcos Zambiasi.

“Acredito que cada vez mais o trabalho do analista é fundamental no futebol, como os demais membros da comissão técnica. Nas series A e B desse ano, todos os clubes possuem ao menos um analista na equipe profissional, e na minha visão, ajuda muito na performance da equipe. A expectativa de trabalhar no Brasil é das melhores possíveis, um time de tradição aqui no Sul. O Marcos sempre foi um colega de profissão muito leal e esta sendo um prazer conviver com ele no dia a dia. Além disso, a torcida aqui faz a diferença, todas as vezes que vim como adversário. Ela joga junto e empurra o time. Uma pena estarmos nessa pandemia e não ver esse estadio lotado agora a meu favor. Eu já tinha trabalho com o professor Maria e com o nosso diretor Felipe Gil, o que está facilitando bastante a adaptação”, completou Enory.

Marcos Zambiasi, analista de desempenho do clube desde o final de 2015, avalia positiva a inclusão de Enory no Brasil. “O departamento de análise ganha muito com a chegada do Enory, um profissional de excelência, dinâmico e com um ótimo método de trabalho”.

172.71.254.178 geb05