Nota oficial

O Grêmio Esportivo Brasil, por meio da comissão criada pelo seu Conselho com a finalidade de acompanhar o “Caso Rai Duarte”, vem a público manifestar-se acerca do efetivo acompanhamento que vem sendo feito.

Recentemente, o caso tomou nova proporção após a divulgação de vídeo que expõe a chegada do Rai ao hospital. O vídeo em questão somente reforça aquilo já denunciado pela imprensa, por políticos regionais, pelas redes sociais e, principalmente, por aqueles que presenciaram o ocorrido. Queremos, portanto, reverberar aquilo que a sociedade grita: que seja feita justiça! Até que ela seja alcançada, não cessaremos.

O trabalho da comissão até o momento foi avaliado como exitoso e, como forma de prestar contas aos torcedores e à sociedade, pretendemos tornar público algumas de nossas condutas.

1) Participação em reunião com o Governador Ranolfo, Deputado Luiz Henrique Viana, Comando Geral da Brigada Militar e Secretários de governo.

A reunião foi amplamente divulgada nas redes sociais e veículos de comunicação. A avaliação foi boa e os frutos estão sendo colhidos. Nesta reunião, por exemplo, o Governador solicitou que fosse avaliada a pertinência da divulgação do vídeo da chegada do Rai ao hospital – que já constava no Inquérito Policial Militar. Aparentemente a sugestão surtiu efeitos agora, quando da divulgação do vídeo.

Outras questões foram tratadas e vem sendo acompanhadas no trâmite do Inquérito que apura o caso.

2) Acompanhamento das testemunhas e/ou vítimas que depuseram no Inquérito.

Os depoimentos em questão são fundamentais para que os fatos sejam elucidados e comprovados.

Ressalta-se que todos os relatos das testemunhas/vítimas colhidos na cidade de Pelotas foram acompanhados por advogado cedido pelo clube, que está diariamente acompanhando e auxiliando nas investigações, bem como em contato com os investigadores para a reunião de provas robustas que permitam o esclarecimento das condutas criminosas praticadas pelos policiais militares.

Ainda, importa salientar que na reunião acima mencionada, com o Governador e demais autoridades do Estado, foi requerido que as testemunhas e vítimas fossem escutadas em Pelotas/RS, o que ocorreu.

3) Participação em reunião junto ao Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Estadual de Direitos Humanos, Deputada Luciana Genro, Assessoria do Deputado Fernando Marroni e Comitê Estadual Contra a Tortura.

A reunião mostrou-se extremamente importante para que novas iniciativas fossem tomadas. Também, nesta reunião as instituições presentes reforçaram a disposição de contribuírem com a busca por justiça.

4) Reunião com familiares, assessoria da Deputada Luciana Genro e Vereador Jurandir Silva

A reunião tratou de suporte à família e explicação dos procedimentos jurídicos e políticos.

5) Contato permanente com o Conselho Estadual de Direitos Humanos e com os gabinetes dos Deputados já mencionados.

Estes contatos têm sido fundamentais para o acompanhamento rotineiro do caso, permitindo que mesmo as questões ordinárias tenham a devida atenção.

6) Acompanhamento do Inquérito Penal Militar

A comissão tem acompanhado de perto o IPM, com a atuação do advogado que acompanhou todos os depoimentos das testemunhas/vítimas, no intuito de auxiliar as investigações, buscando maneiras de obter relatos de todos que tenham informações que possam auxiliar no esclarecimento dos fatos, bem como na organização e reunião de provas que comprovam as lesões e as agressões sofridas pelos torcedores Xavantes.

Além dessa medidas, a comissão tem acompanhado o andamento e também os demais documentos e provas contidos no referido IPM, fiscalizando para que o procedimento seja realizado de forma correta, garantindo a imparcialidade e rigor na elucidação deste crime.

Em que pese não ser possível dar maiores detalhes sobre informações que poderiam prejudicar o andamento do inquérito, é importante salientar que mais de 20 policiais já foram inquiridos, assim como testemunhas que presenciaram os fatos, estando previsto também a oitiva dos funcionários do hospital. Todas as oitivas visam comprovar, de forma clara, que os torcedores, e principalmente o Rai, sofreram inúmeras agressões.

Portanto, ainda que também tenhamos o desejo de celeridade no IPM, é importante que o procedimento investigativo seja feito dentro da lei, sem ferir nenhuma garantia e valendo-se de todas as provas que possam comprovar o crime cometido. Somente assim será possível identificar os agentes que praticaram tais condutas e aplicar as punições devidas.

7) Realização de Missa pela saúde de Rai Duarte e como manifestação de busca pela paz.

Este ato, além de um momento de fé e acolhimento às dores dos familiares que estiveram presentes, foi mais uma das manifestações que mostram o que buscamos: justiça e paz. Por sugestão dos familiares, a celebração ocorreu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

8) Contato diário com os meios de comunicação, objetivando esclarecer e tornar público o caso para que a população tenha conhecimento da gravidade do ocorrido e do estado de saúde do Rai.

Temos estado diariamente em contato com os meios de comunicação, de todos os tipos, para fornecer informações que esclareçam o caso, possibilitando que a população tenha acesso aos detalhes do crime praticando contra os torcedores Xavantes, bem como acompanhar o estado de saúde e mandar boas energias para a recuperação do Rai.

9) Auxílio da Defensoria Pública no acompanhamento do IPM, bem como na produção de provas necessárias para o esclarecimento do fato

Merece destaque o auxílio da Defensoria Pública Estadual. Tal suporte decorreu da reunião mencionada em item 3.

10) Contato direto com o Promotor responsável por acompanhar o caso e pela fiscalização das condutas externas da atividade policial

No mesmo sentido do tópico anterior, desde a reunião mencionada em item 3 tem ocorrido contato permanente e direto dom o Promotor responsável por acompanhar o caso.

 Por fim, ressaltamos o compromisso de busca pela justiça, sempre respeitando a esfera pessoal do Rai Duarte e seus familiares, bem como evitando qualquer conduta que possa ser prejudicial à célere e efetiva conclusão do caso.

Fazem parte desta comissão do Conselho do Grêmio Esportivo Brasil: Saionara Borges, Rafael Martinelli, Felipe Piltcher da Silva, Laura Quevedo e Jonathan Silva.

172.70.131.3 geb04