Resistente

Por Jonathan Silva

Vestir o manto rubro-negro requer mais do que talento. Pede raça, entrega e muita disposição. E se viu isso na Arena na noite desta quarta (25). Ainda que esse mesmo estádio já tenha visto o Brasil sair vitorioso, hoje presenciou que não se entrega de jeito nenhum quem veste vermelho e preto. Diante do Grêmio, pela segunda rodada do Gauchão 2023, o time do técnico Rogerio Zimmermann, que jogou todo o segundo tempo com um a menos, ia empatando até os 45 minutos da etapa final, quando Suaréz marcou o gol da vitória dos donos da casa. Agora, o próximo adversário do Brasil é o Esportivo, no domingo (29), na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Foi um primeiro tempo de poucas chances de perigo e de muita marcação e organização por parte das duas equipes. O Brasil, sólido defensivamente e agressivo no ataque, teve a primeira chance com Da Silva, antes de fechar o primeiro minuto. O centroavante chutou do bico da grande área por cima do gol de Brenno. Aos 5, em falta cobrada pra área, Germano desviou de cabeça, mas o goleiro do Grêmio conseguiu ficar com ela. Aos 18, foi a vez do Grêmio chegar com perigo. Bitello cabeceou e Pitol fez uma enorme defesa.

Rennan Siqueira, aos 31, cobrou falta frontal. A bola foi rasteira, mas saiu do lado esquerdo do gol de Brenno. Aos 41, os jogadores Xavantes ficaram trocando passes, envolvendo o Grêmio, até que Rafael tabelou com Germano, ajeitou a bola da entrada da área e bate. Brenno, o goleiro gremista, fez a defesa, ficou com a bola e impediu que o Brasil abrisse o placar na primeira etapa.

A etapa final começou igual a primeira: com o Brasil no ataque. Logo no primeiro minuto, depois de cobrança de escanteio de Rennan Siqueira, João Marcus cabeceou com muito perigo. A bola saiu pelo lado do gol. Porém, no minuto seguinte, depois de disputa de bola com Pepê, Rone levou cartão vermelho e o Brasil ficou com um a menos. Aí, entrou a raça Xavante para se desdobrar e resistir na busca de garantir um resultado positivo. Aos 13, depois de bola cruzada na área, João Marcus tentou afastar e a bola ia entrando, mas Marcelo Pitol fez enorme defesa. Aos 43, em saída rápida, Mário Henrique tentou marcar, mas a bola saiu pelo lado do gol. Quando o jogo ia se encaminhando para o empate, aos 45, Ferreira achou Suarez na pequena área. Ele dominou e achou o único espaço livre para marcar o gol da vitória gremista.

Agora, o time do técnico Rogerio Zimmermann vai até Bento Gonçalves quando, no próximo domingo (29), às 16h, enfrenta o Esportivo, na Montanha dos Vinhedos, pela terceira rodada do Gauchão.

Brasil: Marcelo Pitol, Luis Gustavo, João Marcus, Rafael Dumas (Cezar Henrique), Rennan Siqueira, Chicão, Guilherme Nunes (Amaral), Germano (Luiz Felipe), Rafael (Marcio Jonatan), Rone e Da Silva (Mario Henrique). Técnico: Rogerio Zimmermann
Grêmio: Brenno, Fábio (Thaciano), Bruno Alves, Kannemann, Reinaldo (Diogo Barbosa), Carballo (Cristaldo), Pepê (Diego Souza), Bitello, Ferreira, Everton Galdino (Gustavinho) e Suaréz. Técnico: Renato Gaúcho

Gol: Suaréz, aos 45min2T (G)

172.70.100.68 geb01