A história escrita em vermelho e preto

Por Jonathan Silva

Não existem palavras que possam descrever, nessas linhas, o sentimento que é ser Xavante. Não existem adjetivos que possam qualificar a capacidade da Maior e Mais Fiel em apoiar o Brasil. Não existe terça-feira melhor do que aquela em que o rubro-negro se classifica para a terceira fase da Copa do Brasil. E tudo isso resume o que foi essa noite no Estádio Bento Freitas. Um caldeirão lotado, com um bando de apaixonados no concreto pintado com as cores do clube. E dentro do campo, um time maduro, competitivo, eficaz, potente. Mais um capítulo memorável na nossa história: a vitória de número 2000 do clube. Jogando pela segunda fase da competição nacional, o time do técnico Rogério Zimmermann venceu a Ponte Preta por dois a zero e carimbou a vaga na próxima fase do torneio. De quebra, mais uma cota que ajudará – e muito – o Brasil na sua reconstrução.

Antes de falarmos do jogo, vamos falar de quem é a essência da nossa existência: a Maior e Mais Fiel. Uma noite em que as ruas da Baixada, mais uma vez, foram tomadas por aquilo que mais gostamos: reencontrar amigos, festejar ao lado de quem gostamos e vibrar muito por quem amamos. E assim foi: um caldeirão lotado e fervendo durante noventa minutos.

Com a bola rolando, logo aos 2 minutos, Rafael Dumas aproveitou cruzamento e cabeceou pra fora. Quatro minutos depois, foi a vez de Guilherme Nunes tentar o gol e a bola explodir na marcação. Aos 12, Luis Gustavo cobrou escanteio pela esquerda e Marcio Jonatan se antecipou a marcação e mandou certeiro para o fundo do gol. As arquibancadas do Bento Freitas sacudiram: é mais um gol do artilheiro Xavante. Brasil 1 a 0. Aos 30, Da Silva foi acionado, invadiu a área em velocidade e tocou com categoria na saída do goleiro da Ponte Preta. Caprichosamente a bola passou raspando a trave.

Na etapa final, aos 7 minutos, logo no primeiro ataque dos quarenta e cinco minutos finais, a bola encontrou as redes. E se tem gol, tem festa na Baixada. Patrick achou, com um belo passe, Guilherme Nunes. O meia, com categoria, cruzou para Luiz Felipe finalizar e ampliar o marcador. Brasil 2 a 0. Com o placar favorável e depois de uma desgastante jornada que fez o time atravessar o país e jogar três partidas em menos de uma semana, os comandados de Rogério Zimmermann mostraram toda categoria ao saber dominar a partida. No final do jogo, Germano ainda quase marcou o terceiro, mas o adversário antecipou o meia Xavante e quase mandou contra. Apito final e um sentimento único na Baixada: a história segue sendo escrita em vermelho e preto.

Agora, o Brasil deixa de lado – por enquanto – a Copa do Brasil e voltará as atenções para a última rodada da primeira fase do Gauchão 2023. No próximo sábado (11), às 16h30, vai até Caxias do Sul, onde, no estádio Alfredo Jaconi, enfrentará o Juventude na busca pela quinta colocação do certame estadual.

Um verdadeiro espetáculo protagonizado pela Maior e Mais Fiel na Baixada. Foto: Tiago Winter

Ficha técnica

Brasil: Marcelo Pitol, Luis Gustavo (Jonathan Bocão), João Marcus, Rafael Dumas, Rennan Siqueira, Amaral, Guilherme Nunes, Patrick (Germano), Luiz Felipe (Chicão), Marcio Jonatan (Wellington) e Da Silva. Técnico: Rogério Zimmermann

Ponte Preta: Caíque França, Weverton (Luiz Felipe), Mateus Silva, Fábio Sanches (Jean Carlos), Artur, Felipe Amaral (Gui Pira), Leo Naldi, Junior Tavares, Matheus Jesus (Cassio Gabriel), Pablo Dyego e Jeferson Jeh (Eliel). Técnico: Hélio dos Anjos

Gols: Marcio Jonatan, aos 12min1T, e Luiz Felipe, aos 7min2T (B)

172.69.58.179 geb06